A Resolução 305 do CNJ determinou que as Escolas de Magistratura promovam cursos voltados à capacitação dos Magistrados para as redes sociais

OS JUÍZES E AS REDES SOCIAIS

Como equilibrar a liberdade de expressão de Magistrados nas redes sociais com os Princípios de Bangalore de Conduta Judicial e o Código de Ética da Magistratura. Além de preciosas dicas de segurança de navegação na internet.

Como equilibrar a liberdade de expressão de Magistrados nas redes sociais com os Princípios de Bangalore de Conduta Judicial e o Código de Ética da Magistratura. Além de preciosas dicas de segurança de navegação na internet.

APROVEITE! DE R$ 1.597,00
POR R$ 1.297,00 POR TEMPO LIMITADO

O QUE IREI ESTUDAR NO CURSO?

Apresentação do curso

AULA 1 – Diplomas de independência e imparcialidade. Declaração Universal de Direitos Humanos. Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos. Convenção Americana sobre Direitos Humanos. Princípios relativos à independência da magistratura da ONU.

AULA 2 – Princípios de Conduta Judicial de Bangalore.

AULA 3 – Princípios de Conduta Judicial de Bangalore (continuação). Código Ibero-americano de ética judicial. Código de Ética da Magistratura.

AULA 4- Código de Ética da Magistratura (continuação).  LOMAN.  Resolução 305/2019: âmbito de aplicação. Conceito de redes sociais.

 

AULA 1 – Regrais Gerais sobre a Liberdade de Expressão nas Redes Sociais. Postura seletiva nas redes sociais.

AULA 2 – Regrais Gerais sobre a Liberdade de Expressão nas Redes Sociais (continuação). Cuidados nas redes sociais. Uso do e-mail funcional. Moderação, decoro e conduta respeitosa. Pseudônimo.

AULA 3 – Questões envolvendo o uso da marca ou logomarca. Evitação de comportamentos que possam comprometer o Judiciário. Compartilhar e concordar.  Manifestações sobre autopromoção/superexposição.

AULA 4 – Manifestações sobre autopromoção/superexposição. Evitação de manifestações que possam repercutir negativamente ou que atentem contra a moralidade administrativa. Conteúdos impróprios ou inadequados.  Apoio institucional contra ofensas e abusos. 

AULA 5 – Apoio institucional contra ofensas e abusos (continuação): cyberbullying, haters, cyberstalker.

AULA 6 – Apoio institucional contra ofensas e abusos (continuação): cyberbullying, haters, cyberstalker.

AULA 7 – Evitação de opiniões ou aconselhamentos em temas jurídicos concretos ou abstratos. Fake News.

AULA 8 – Uso educativo e instrutivo das redes sociais. Vedações relativas à liberdade de expressão nas redes sociais.

AULA 9 – Vedações relativas à liberdade de expressão nas redes sociais (continuação).

AULA 1 – Regras sobre Privacidade e Segurança na Internet.  Privacidade nas redes sociais. Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/2018): atores e principais direitos do titular.

AULA 2 – Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/2018): direitos do titular. Privacy by default. Política de privacidade. Cookies. Perfilamento.

AULA 3 – Risco Trazidos pelas grandes empresas de tecnologia: Google.

AULA 4 – Riscos do Facebook. Twitter.  Instagram. WhatsApp.

AULA 5 – WhatsApp (continuação). Spam. Dicas de privacidade.

AULA 6 – Aplicativos e sites para a proteção da privacidade. Cautela e segurança no uso das senhas.

AULA 7 – Senhas (continuação). Cuidados com apps. Cuidados com smartphones. Phishing scam.

AULA 8 – Broban (golpe do boleto). Golpes no Instagram.  Golpes do WhatsApp. Golpe do “WhatsApp Clonado”. Golpe do “Falso funcionário ou “do motoboy

Encerramento

Qual a importância do curso na atualidade?

Você já parou para pensar no impacto que o uso das redes sociais pode ter na imagem e na conduta dos juízes? O mundo digital trouxe novos desafios para o Poder Judiciário, e é essencial que os magistrados estejam preparados para enfrentá-los.

Pensando nisso, a Smart3 apresenta o curso “Os Juízes e as Redes Sociais”, uma oportunidade única de aprimorar seus conhecimentos e habilidades nesse campo específico. Nossa instituição reconhece a importância de zelar pela autonomia e independência do Poder Judiciário, bem como pelo cumprimento do Estatuto da Magistratura e dos princípios da impessoalidade e moralidade.

Com base nas diretrizes éticas nacionais e internacionais, nosso curso aborda os desafios e as melhores práticas do uso das redes sociais por magistrados. Entendemos que a integridade de conduta do juiz, mesmo fora do âmbito estrito da atividade jurisdicional, contribui para a confiança da sociedade na judicatura.

Durante o curso, você aprenderá sobre as tecnologias digitais e as diferentes plataformas de mídia e redes sociais. Exploraremos como essas ferramentas transformaram a comunicação na sociedade, ampliando as possibilidades de interação com diferentes públicos-alvo. Além disso, discutiremos a coleta, a divulgação e a assimilação de informações, ressaltando o alcance amplificado, difuso e indefinido das manifestações nas redes sociais.

Entendemos que a atuação dos membros do Poder Judiciário deve ser pautada por valores como independência, imparcialidade, transparência, integridade, dignidade e responsabilidade institucional. Portanto, nosso curso visa capacitar os juízes a agirem de acordo com esses princípios, considerando o impacto positivo ou negativo que suas condutas individuais nas redes sociais podem ter na percepção da sociedade sobre a credibilidade e a legitimidade da Justiça.

Ao participar do curso “Os Juízes e as Redes Sociais”, você também terá a oportunidade de compreender os limites da manifestação de pensamento e da liberdade de expressão dos magistrados. Nós acreditamos que esses direitos fundamentais devem ser exercidos de forma compatível com os direitos e garantias constitucionais dos cidadãos, especialmente o direito de ser julgado perante um Poder Judiciário imparcial, independente, isento e íntegro.

Além disso, abordaremos os riscos à segurança pessoal e à privacidade dos juízes e de seus familiares relacionados ao uso das redes sociais. É fundamental que você esteja ciente das precauções necessárias para proteger sua vida privada e evitar exposições desnecessárias.

Na Smart3, acreditamos na importância da formação profissional específica e na constante atualização dos magistrados. Por isso, nosso curso oferece conhecimentos atualizados sobre as tecnologias digitais, as plataformas de mídias sociais e seus riscos e implicações. Tudo isso sob a égide da independência, imparcialidade judicial, isenção dos julgamentos, dignidade do cargo e da Justiça.

Não perca a oportunidade de se destacar como juiz consciente dos desafios do mundo digital. Matricule-se no curso “Os Juízes e as Redes Sociais” da Smart3 e esteja preparado para enfrentar os novos horizontes da magistratura no século XXI. Acredite no seu potencial e invista no seu crescimento profissional. Juntos, podemos construir um Poder Judiciário ainda mais sólido e respeitado pela sociedade.

Nossos Clientes

O que dizem
nossos ALUNOS

CURSO DE PROVAS DIGITAIS

TRT/CAMPINAS

Oséas J.

Este é o segundo curso em que participo e senti, nitidamente, uma evolução no grau de dificuldade em relação ao primeiro, quando foram emitidos os conceitos mais básicos. O resultado da soma dos dois cursos foi a produção de um conhecimento que facilitará minha atuação como juiz em casos envolvendo informática. Totalmente válido, necessário e útil. Parabéns à equipe da SMART3 e especialmente àquele que é a imagem do curso, Dr. Walter Capanema.

CURSO DE DIREITO DIGITAL

TRT/PARANÁ

Fábio F.

O curso permite ao aluno ter o conhecimento panorâmico sobre o direito digital, e o professor Dr. Walter Aranha Capanema possui uma didática agradável, dinâmica, e com apresentação de questões práticas e atuais. O seu conhecimento sobre o assunto, totalmente atualizado, é o diferencial do curso. O tempo dos vídeos é adequado ao tema proposto. Enfim, um excelente curso para um conhecimento inicial sobre o tema. Parabéns!!

CURSO DE DIREITO DIGITAL

TRT/PARANÁ

Marcos N.

Gostei muito do curso, o qual considero essencial para todos nos tempos atuais, em que lidamos diariamente, seja no trabalho, seja na vida particular, com questões relacionadas à telemática. A abordagem em linguagem bastante simples e objetiva foi fundamental à apreensão do conteúdo, que é rico e interessante. Grato pela oportunidade!

CURSO DE DIREITO DIGITAL

TRT/PARANÁ

Carlos C.

Prezado Professor Capanema, já havia acompanhado palestras do Senhor na EJUD 9, e este curso superou as expectativas. Parabéns pela didática e pela plataforma da Smart3! Com certeza acabarei contratando algum outro curso. Penso que na área de segurança! Obrigado! Minha gratidão!

CURSO DE DIREITO DIGITAL

TRT/CAMPINAS

Erica M.

O curso tem um conteúdo muito rico e explicitado de forma habilidosa, para que nós leigos (da forma como funciona a tecnologia) possamos aproveitá-lo e analisar de forma mais consciente as questões que possamos a vir enfrentar no dia a dia.

CURSO DE PROVAS DIGITAIS

TRT/CAMPINAS

Juliana S.

Curso excelente, muito proveitoso para o trabalho dos profissionais que atuam na análise das provas nos processos judiciais, especialmente atualizado com as modernidades do mundo digital. Sem dúvida, foi um ótimo curso!

Estúdios Smart3

Os cursos da Smart3 são gravados em seus estúdios, localizados no Rio de Janeiro, e são equipados com câmeras 4K, som HD e fundos de chroma-key, o que dá ao resultado final uma qualidade cinematográfica.

Gravação e Edição de Cursos

Além de possuir os estúdios de gravação de cursos EAD com os mais modernos equipamentos, a Smart3 também utiliza as ferramentas de edição e pós-edição mais requisitadas pelos estúdios profissionais.

Plataforma EAD

Além da gravação e edição dos vídeos, temos, também, uma plataforma de cursos de ensino a distância (EAD) para que os alunos possam realizar os cursos.

Quem é o professor
do curso?

WALTER ARANHA CAPANEMA

O Professor Walter Aranha Capanema é Advogado, com mais de 15 anos de experiência em formar alunos em Direito Digital.

Advogado, consultor e professor. Diretor de Inovação e Ensino da SMART3.

Coordenador-geral e Professor da Pós-Graduação em Direito Digital do IERBB-MPRJ.

Coordenador-Geral e Professor dos cursos de Extensão “Direito Eletrônico” e “Proteção de Dados e as Novas Tecnologias” da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ).

Coordenador de Prerrogativas de Processo Eletrônico e de Inteligência Artificial da OAB/RJ.

E quanto custa
o curso?

07 dias

DE GARANTIA

OS JUÍZES E AS REDES SOCIAIS

Código de Ética da Magistratura. Diplomas de Independência e imparcialidade. Princípio de Bangalore. Liberdade de expressão na redes sociais. Privacidade e segurança nas redes sociais.

R$

190,53

(8X)*

ou R$ 1.297,00 à vista

* O valor parcelado possui acréscimo.

logo

Empresa líder no ensino de Direito Digital

FALE CONOSCO